Warning: Undefined array key "Source Sans Pro" in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3051

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3051

Warning: Undefined array key "Source Sans Pro" in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3081

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3081
Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor"

A Casa Espírita

Abençoada oficina de trabalho

Em 1850, já existiam nos Estados Unidos, segundo Deolindo Amorim, cerca de 300 grupos espíritas. Mas a primeira sociedade regularmente constituída sob a égide da Doutrina Espírita foi a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, fundada por Kardec em 1º de abril de 1858.

O Espiritismo nasceu na intimidade dos núcleos familiares. O professor Hippolyte Léon Denizard Rivail, participou de muitas reuniões em casas de família (Sra. Plainemaison, Srs. Roustan e Baudin etc.), antes de fundar a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, que se tornou o foco orientador dos demais grupos que surgiram na França e em outros países. Mas seu ascendente era exclusivamente moral.

Operar a propagação da Doutrina Espírita para a renovação do homem, eis a função essencial do Centro Espírita, cujas finalidades derivam da sua natureza de núcleo de estudo, fraternidade, oração e trabalho, com base no Evangelho de Jesus interpretado à luz da Doutrina Espírita.

O Centro deve ser a casa da grande família, onde as crianças, os jovens, os adultos e os mais idosos tenham a oportunidade de conviver, estudar e trabalhar. Os Centros mais estáveis são aqueles em que a família inteira parti­cipa, em que as atividades dos adultos, dos jovens e das crianças são integradas. Esses Centros formam assim a grande família, que é a reunião das famílias que neles trabalham.

Como escola da alma que deve ser, onde a oração está presente no processo, cabe ao Centro Espírita promover a educação integral do ho­mem, o estudo sistematizado da Doutrina Espírita e do Evangelho, a evangelização da criança à luz da Doutrina Espírita, a integração do jovem nas tarefas da Casa, o estudo da mediunidade, o atendimento fra­terno às pessoas que procuram o Centro e a implantação do culto do Evangelho no lar.

O Centro tem por fim o homem espiritual, antes do homem físico, preparando-o para ser um homem de bem no meio social em que atue. O estudo sistematizado é excelente instrumento de formação de recursos humanos necessários à Casa. O estudo da mediunidade visa oferecer orientação segura para as atividades mediúnicas. O diálogo com as pes­soas, o contato direto com os participantes do Centro, para sabermos o que eles desejam fazer, é uma atividade indis­pensável.

O Centro Espírita é também um posto de socorro material e espiri­tual. Seu trabalho no campo assistencial tem por base o lema: “Fora da caridade não há salvação”. Nesse sentido, cabe à Casa espírita promo­ver o serviço de assistên­cia social espírita, assegurando suas carac­terísticas beneficentes, preventivas e promocionais, conjugando a ajuda material e a espiritual e fazendo com que este serviço se desen­volva concomitantemente com o atendimento às necessi­dades de evangeli­zação.