Ensinamentos do Irmão Karl
Raphael Rios
O Irmão Karl é um espírito jovial, entre muitos outros atributos de bem, que alegra o ambiente e as pessoas com as suas tiradas engraçadas, de um humor singelo, puro e cristão.
• Lembramos a resposta que ele dá às pessoas que, aconselhadas a não comer carne para melhorarem nos seus problemas de saúde, perguntam se podem comer carne branca: “Por que? Carne branca é legume?”
• É muito pródiga a imaginação do Irmão Karl quando ele busca episódios e exemplos da vida cotidiana, da experiência nossa de todos os dias, dos nossos comportamentos naturais, para ilustrar esclarecimentos ou elucidações dadas aos pacientes para infundir-lhes práticas e impulsos saudáveis de conduta a bem do físico e do psíquico. Lembram os exemplos simples e convincentes que Jesus usou nos Evangelhos.
• Além disso, muitos são os conselhos e os alertas, como por exemplo:
– “As criaturas muito pessimistas tendem a ser mal humoradas e irritadiças e seus corpos vivem acossados de dores generalizadas”.
– “Sentimentos impróprios, emoções negativas, impulsos raivosos percorrem o nosso corpo como se caminhassem pelo sistemas circulatório, atingindo áreas enfraquecidas e a repetição sistemática vai gerando doenças orgânicas”.
– “Quando o copo está cheio e vai cair, inexorável, a gota que o transbordará, só resta uma medida: aumentar a capacidade do copo”.
Portanto, há que ampliar a nossa capacidade de tolerância, perdão, paciência e compreensão.