Quirche de alho poró


Ingredientes: 

Massa: 200g de farinha de trigo, 100g de margarina, 1 ovo inteiro, 1 colher de café de sal dissolvido em 1/4 de xícara de água fria.
Recheio: 1/2 colher de óleo de milho, 2 peças grandes ou 4 pequenas de alho-poró cortados em fatias pequenas (só a parte branca), 100g de queijo Gruyére ou Emmental ralado no ralo grosso, 2 colheres de farinha de trigo, 1/2 litro de creme de leite fresco, 4 ovos batidos, sal, noz moscada ralada.

Modo de preparo: 

Massa: Misturar bem a farinha de trigo e a margarina com as pontas dos dedos sem amassar. Fazer um buraco no meio e juntar o ovo e o sal. Continuar trabalhando a massa com as pontas dos dedos (não amasse, nem a trabalhe demasiadamente). Quando já estiver desgrudando das mãos, estará pronta. Fazer uma bola, espalhar farinha de trigo por cima, cobrir e deixar descansar por 2 horas. Untar, com margarina, uma forma desmontável (25 cm). Abrir a massa com os dedos, levantando as bordas. Picotar o fundo com um garfo. Forrar essa massa com papel alumínio e colocar 2 punhados de feijão cru, para fazer peso. Assar a massa por 15 minutos. Tirar a massa do fomo, retirar o papel alumínio e o feijão. Colocar sobre a massa o queijo Gruyére ou Emmental.
Recheio: Esquentar 1/2 colher de óleo de milho e refogar as peças de alho-poró. Tampar a panela para o alho-poró murchar. Dissolver a farinha de trigo em 1/2 litro de creme de leite fresco e juntar os ovos batidos. Temperar com sal, noz moscada ralada. Misturar ao recheio de alho-poró e jogar por cima do queijo. Levar ao fomo moderado por mais ou menos 40 minutos. Estará pronto assim que o recheio estiver firme e dourado.