Nossa História


Foto da fachada do NúcleoO Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor" é uma casa kardecista, coligada à Federação Espírita do Estado de São Paulo, com sede à Rua Muniz de Souza, 72, no bairro do Cambuci, São Paulo, SP.

Sua fundação ocorreu em 28 dezembro de 1969, tendo sua sede, na ocasião à rua Engenheiro Lauro Penteado, 124, Vila Monumento, na casa de nossa irmã, já desencarnada, Conceição.

A primeira Diretoria foi assim constituída - Presidente: Oscar Camanho, Vice-Presidente: Adriano de Castro Filho, 1º Secretario: Fortunato Bianchi, 2ª Secretaria: Nelzir Inês P. lppolito, 1ª Tesoureira: Ilse Abreu Bassi e 2º Tesoureiro: Samuel R. Lunardi.

O Núcleo "Paz e Amor" iniciava o ano de 1970 como uma Casa Espírita legalmente constituída, mas não parou por aí. Nos fundos da residência de Dona Conceição havia uma pequena casa com dois cômodos e cozinha cujo inquilino estava acabando de entregar. Propôs-se, então, assumir o seu aluguel e, assim, ampliar nossa Casa.

Foto do salão principal durante palestraNo período em que permaneceu à Rua Engenheiro Lauro Penteado foi possível realizar inúmeras atividades, tais como: o 1º Curso de Educação Mediúnica, o atendimento de irmãos com o P1 e o P2, o Curso de Moral Cristã para as crianças e a Oficina de Costura, que foi inaugurada na residência da Dona llse.

A Assistência Social era constituída de duas campanhas anuais: Natal e Inverno. No Natal eram levados mantimentos e brinquedos para as famílias e crianças que moravam nas olarias da Estrada de Sapopemba (Ribeirão Pires) e no inverno roupas, agasalhos e cobertores para essas mesmas famílias. A Caravana contava com aproximadamente 10 carros. Era um momento de grande alegria para todos.

Foto da biblioteca, da sala de passes e do salão principal do NúcleoEm dezembro de 1976, o Núcleo "Paz e Amor" mudou-se para a Rua Pereira da Nóbrega, 424, ali permanecendo até janeiro de 1983. Depois passou para a casa da Rua Basílio da Cunha, 213, ainda alugada, permanecendo neste local até fevereiro de 1992.

Nesse período sempre houve o desejo de se adquirir uma sede própria e, quando a Diretoria ficou sabendo que uma casa à Rua Muniz de Souza estava para alugar ou vender, fez, então, uma oferta de compra dentro das possibilidades do Núcleo, embora estivesse muito abaixo do valor pedido pelo proprietário. Mas para a felicidade de todos a proposta foi aceita e, no dia 10 de março de 1992, foi feito o registro da sede própria com o endereço atual.

Leia um pouco mais sobre a história da fundação do Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor" nas reportagens dos informativos de janeiro de 1998 e janeiro de 1999.

Com muita alegria fiz parte de um pedacinho dessa historia la pelos idos de 1979/80, quando, vizinho de apartamento do irmão Oscar Camanho, tomava carona com ele para frequentar o Núcleo. La fiz o curso para mediuns e frequentava a maioria das reuniões de ajuda aos irmaos que buscavam alento. Saudade do irmão Adriano, Jardim, irmã Laura e Oscar. Breve farei visita aos diletos amigos. Muita Luz e Paz a todos

Fiquei muito feliz com a história de conquista! Os mentores espirituais sempre intercedem a nosso favor!
Grande abraço com muito carinho
Gabriel