Massa básica de PVT para hamburger, rocambole ou almôndega


Ingredientes: 

200g de PVT granulada, 3 ou 4 pãezinhos (amanhecidos) ralados, 1 cebola picadinha, 4 dentes de alho amassados, 2 colheres de sopa de Shoyu, 1 ovo inteiro, 1 xícara de chá de cebolinha e salsa picadas, Fondor (opcional), 100g de ricota defumada ou queijo parmesão ralados, 1 xícara de chá de farinha de trigo ou maisena (para dar liga).

Modo de preparo: 

Hidratar a proteína vegetal texturizada (PVT) numa tigela com água fervendo e suco de 2 limões, deixar descansar por mais ou menos 1 hora. Enxaguar bem, espremer com as mãos até ficar bem seca. Depois de seca, juntar os demais ingredientes.
Hambúrguer: montar os hambúrgueres. Passar na farinha de rosca, fritar ou assar no forno. Utilizar pão para hambúrguer (aberto e esquentado na frigideira). Acrescentar queijo derretido, alface, tomate, ketchup, maionese, mostarda, omelete de cebola ou outros de sua preferência.
Almôndegas: montar as almôndegas. Passar na farinha de rosca e fritar ou assar.
Rocambole recheado: abrir a massa sobre folha de papel alumínio ou Magipack. Rechear com queijos ralados em ralo grosso (mussarela, provolone, prato e outros) tomate picadinho, cebola picada, orégano e sal à gosto. Enrolar como rocambole. Fechar as bordas laterais, para não escapar o recheio. Passar na farinha de rosca e assar em forno médio, em assadeira forrada com papel manteiga. Obs: Poderá ser servido fatiado, regado com molho de tomate e polvilhado com queijo ralado, gratinado no forno ou microondas.