SORRI-BRASIL, trabalhando pela integração social de pessoas portadoras de deficiência


Para desmistificar e vencer o preconceito em relação à deficiência física, a SORRI-BRASIL, entidade com 21 anos de existência, identificou uma ferramenta de grande impacto e alto poder de comunicação: o teatro de bonecos. Apresentações em Empresas fazem desta manifestação de cultura popular a grande arma para conscientização da necessidade de integrar o deficiente, dando-lhe oportunidade de ingresso no mercado de trabalho, como cidadãos de primeira categoria.

Através do teatro de bonecos são apresentados três programas básicos: A "Turma do Bairro", que aborda o tema da deficiência física diretamente; a "Turma da Qualidade", que trata da Qualidade Total nas Empresas e da qualidade de vida em família; e a "Turma da Fábrica", sobre Segurança no Trabalho. No último ano foi firmado um contrato com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para apresentações do programa sobre Qualidade Total.

Além do teatro de bonecos, a SORRI-BRASIL atua em outras frentes de ação, principalmente no campo pedagógico. Seus consultores treinaram 343 coordenadores e agentes de saúde, dirigentes e funcionários de creches para o atendimento às crianças com deficiência, inclusive projetando adequações nas suas instalações. São os "Programas de Educação Comunitária", que envolvem crianças, pais e profissionais das áreas de saúde e educação.

Além disso, a SORRI-BRASIL também coordenou a produção de uma série de dez programas educativos, veiculados através da Rede Vida de Televisão, ligada à Igreja Católica. A iniciativa atingiu um público estimado em aproximadamente 800 mil pessoas, onde foi abordada a questão do preconceito contra o deficiente físico.

A entidade mantém ainda outros programas em parceria com o UNICEF, o órgão das Nações Unidas que estuda assuntos e problemas relacionados com crianças e jovens.

A SORRI-BRASIL coordena as atividades das outras SORRIs implantadas em Bauru, Campinas, São José dos Campos e Sorocaba, no estado de São Paulo e Parauapebas, no sul do Pará.

Rua Benito Juarez, 70 - Vila Mariana
TeleFax: 5579-6591 / 5579-8447
sorribrasil@sorri.com.br

Autoria: 
Kanitz e Associados