Casas André Luiz: um exemplo para o mundo


O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz é uma entidade de caráter religioso e filantrópico, reconhecida de Utilidade Pública Federal.

Fundada em 28 de janeiro de 1949 como Centro Espírita Nosso Lar, objetiva a prática da caridade, tanto espiritual como material, sem qualquer distinção de crença religiosa, nacionalidade, cor, sexo, ou faixa etária.

Suas atividades tiveram início como movimento de auxílio, fornecendo alimentos, roupas e utensílios às famílias pobres. Por considerar que o problema de crianças órfãs, abandonadas ou em extrema pobreza exigia um interesse maior, os seus fundadores, sob orientação espiritual, resolveram construir um semi-internato, cuja pedra fundamental foi lançada em 1954.

Assim, após esforços memoráveis por parte do grupo que levantou recursos junto à população para a construção, foi inaugurada em 26 de janeiro de 1958 a Casa da Criança André Luiz (então chamada Casa 1). Em 1962, o Centro Espírita Nosso Lar teve sua personalidade jurídica alterada para Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz.

Mas a finalidade da Instituição já havia sido revista e ampliada. Visitas e pesquisas em escolas e abrigos similares mostraram que esta população carente já vinha sendo atendida pelos poderes públicos e organizações particulares.

Por esse motivo e com a aprovação dos mentores espirituais decidiu-se que a entidade dedicar-se-ia exclusivamente ao amparo de crianças portadoras de deficiência mental.

A Casa 1, que abriu as suas portas com 15 crianças, logo atingiu o máximo de sua lotação: 220 crianças.

Dada a enorme procura, ampliou-se a obra, sendo então construída a Casa 2 (hoje Unidade de Longa Permanência) constituída de quatro prédios.

A Unidade de Longa permanência abriga 702 deficientes, entre 02 e 50 anos de idade, buscando não simplesmente abrigá-los, mas reintegrá-los em sua família e em seu meio.

O Ambulatório de Deficiência Mental visa atender portadores de deficiência mental da comunidade. Desta forma proporciona, além do trabalho multi-profissional, atenção e apoio à família, tratando da melhoria do estado biopsicosocial desta população.

O Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, em seus 48 anos de existência, tem desenvolvido um importante trabalho com centenas de pessoas portadoras de deficiência mental e múltiplas associadas.

Envolvidos neste trabalho existe igual montante de funcionários que atuam na melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência mental, proporcionando saúde, educação, cultura e socialização.

Equipado com salas de raio-x, enfermarias gerais e de cuidados extensivos, consultórios dentários, bibliotecas, lavanderia, bazar, gráfica, play-grounds, anfiteatro, salões para educação física e creche para funcionários, o Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz são hoje referência internacional na matéria.

Rua Duarte de Azevedo, 691, Santana
Telefones: 298-6579 / 209-7773

Autoria: 
Kanitz e Associados