O Evangelho de Jesus em suaves melodias


Foi em uma de nossas visitas à Colônia de Hansenianos de Pirapitingui que tivemos a feliz oportunidade de conhecer o Grupo Vocal União & Harmonia, um coral que conta com mais de 30 pessoas e realiza um belíssimo trabalho de cura através da música.

Uma forte emoção tomou conta de nossos corações ao ouvirmos as contagiantes melodias entoadas pelos integrantes do grupo.

Sem dúvida alguma, este é um trabalho que merece ser divulgado e ouvido por todos os simpatizantes e adeptos de nossa querida doutrina dos espíritos.

Para tanto, procuramos o coordenador do grupo, Roberto Ferreira, que gentilmente e com muita emoção, nos contou sobre o início e o desenvolvimento do grupo que além da musicoterapia, ainda auxilia outros grupos artísticos Kardecistas e alguns orfanatos e asilos por toda a cidade de São Paulo.

Tudo começou quando uma médium de nome Maria Zuleide, inspirada pelo Alto, chamou Roberto e o amigo Écio e lhes disse que tinham um importante trabalho a realizar: ensinar o Evangelho de Jesus através da música.

Nesta ocasião, trocaram olhares desconfiados e retornaram a seus lares pensativos. Onze meses depois, no dia 11 de novembro de 1984, Roberto recebe sua primeira música e no dia seguinte, quando vai mostrá-la a seu amigo, descobre que Écio acabava de ser inspirado pelo Alto e havia composto uma outra canção.

Com o passar do tempo, outras pessoas foram chegando e novas composições foram surgindo. Hoje, quatorze anos depois, o grupo já possui mais de 340 músicas, quarenta delas distribuídas em seus três CD's: Parafuso (1994); Terceiro Milênio (1996) e Caminho Azul (1998).

Roberto conta que este trabalho foi criado no plano espiritual pela irmã Retier, uma freira que viveu na França há muitos anos atrás.

Certo dia, um grupo de dezoito crianças, órfãs da guerra e da peste, bateram à porta do convento onde vivia a irmã, pedindo comida e abrigo. A doce irmã acolheu-as com amor e carinho e lhes ensinou a trabalhar na pequena horta que havia atrás do convento. Enquanto trabalhavam, Retier, sempre alegre, cantava suas canções. Percebendo que as crianças acompanhavam suas melodias, decidiu formar um coral que, em pouco tempo, encantou todos os moradores da região.

Mas havia um padre que assediava Retier e, não conseguindo atingir seus objetivos inferiores, procurou então o bispo e, vingativo, inventou que a freira mantinha casos amorosos com os garotos do coral.

Punida severamente, Retier passou o resto de sua vida enclausurada no convento e, pouco antes de seu desencarne, prometeu às outras freiras que iria buscá-las no momento oportuno para criarem, no plano espiritual, um novo trabalho onde pudessem levar, através da música, o Evangelho de Jesus a todos os corações. Hoje, irmã Retier é a mentora do União & Harmonia.

Além da beleza das músicas, diversas curas são realizadas durante as apresentações. Estas curas puderam ser comprovadas várias vezes pelos integrantes do grupo. Uma das experiências mais interessantes foi o caso de Dona Irene que, morando nos Estados Unidos e constatando que estava com câncer em fase bem avançada, decidiu retornar ao Brasil para se despedir de sua mãe. Após relatar sua triste história, Dona Irene é convidada pela mãe para conhecer o Grupo Vocal União & Harmonia. Aceita o convite e, durante a apresentação da música "Médico de Homens e de Almas", em homenagem ao apóstolo Lucas (responsável pelo trabalho de cura durante as apresentações do coral), têm uma vidência onde uma freira e um senhor caminham em sua direção e iniciam um tratamento na região afetada. Dias depois, Dona Irene faz um exame no hospital com vários médicos e recebe, impressionada, a notícia de que não mais existia qualquer foco cancerígeno em seu corpo.

As apresentações do União & Harmonia são totalmente gratuitas e o dinheiro arrecadado com a venda de CD's vem sendo destinado a gravação de novos CD's, ao auxílio a outros grupos Kardecistas que divulgam a doutrina através da música e de peças teatrais e, como não podia deixar de ser, a asilos e orfanatos cadastrados, carentes de recursos materiais. Atualmente, entretanto, essa verba está sendo empregada na compra de uma nova sede para o grupo.

Roberto nos conta que hoje existem 14 grupos filiados à Fundação Cultural Grupo Vocal União & Harmonia que levam a todos os cantos do país a alegria e os ensinamensto do nosso amado Mestre Jesus.

Para maiores informações falar com Roberto Ferreira, tel.: 222-5986, 222-2732, 222-6335 ou por e-mail: fabus@usway.com.br.

Autoria: 
Suzana A. da C. Ferreira