Cursos: nosso maior investimento para o futuro


Os cursos no Núcleo se iniciaram por volta de 1971, quando o Dr. Domingos Isaac foi convidado a ministrar o Curso de Educação Mediúnica. Nessa época o Núcleo ainda funcionava na casa da D. Conceição.

Posteriormente, por motivos pessoais, o Dr. Domingos teve que se afastar da Casa e, com isso, o Núcleo ficou novamente sem cursos.

Com o tempo, o Núcleo mudou-se para a rua Pereira da Nóbrega, adquirindo assim mais espaço e novos frequentadores, entre eles o senhor Antonio Carlos Pavão, que, por sua experiência como tarefeiro da Aliança Espirita Evangélica, assumiu a coordenação dos cursos na Casa.

Alguns anos depois, o irmão Pavão foi convidado a participar da direção de uma nova Casa Espírita na Moóca, o Grupo Esperança. Devido às suas novas responsabilidades, ele teve que se afastar do Paz e Amor. Com isso, nossa Casa ficou novamente com seus cursos suspensos.

Quando o Núcleo já funcionava à rua Basílio da Cunha, o Sr. Oscar convidou a Alcione para reabrir os cursos, mas como ela ainda se sentia despreparada para tanto, a Casa passou mais um ano sem os mesmos. No entanto, sabendo que uma Casa Espirita não podia ficar sem cursos, nossa irmã Alcione, neste mesmo ano, começou a estudar o material que o Sr. Oscar trazia da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

E assim, organizando programas e, ao mesmo tempo, observando os tarefeiros que tinham condições para dar palestras, ela formou o seu quadro de expositores. A partir daí, o Núcleo não mais deixou de oferecer cursos aos seus frequentadores.

A maior finalidade dos cursos é proporcionar o conhecimento da Doutrina e a reforma íntima de cada um. Conforme palavras de Alcione, "todos nós estamos aqui com o objetivo de crescer para Deus através dos ensinamentos que o Mestre nos trouxe, e os cursos nos auxiliam a compreender de onde viemos, o que somos, porque devemos mudar e, enfim, para onde vamos."

Todos aqueles que se interessam pelos cursos, tem a oportunidade de se aprofundarem no conhecimento da Doutrina Espírita, realizando a sua reforma íntima e abraçando tarefas em beneficio do próximo; também é este o nosso objetivo, formar novos trabalhadores para a Seara Espírita.

Além da coordenação por parte de nossa irmã Alcione, a tarefa das palestras fica a cargo de alguns elementos da Casa que se encontram preparados para tanto.

Neste último curso de 1997, tivemos a grata satisfação de formar 37 novos tarefeiros. E este ano estamos dando inicio a mais um Curso de Reforma Íntima, seguindo a programação do livro "Manual Prático do Espirita", de Ney Prieto Peres.

Aproveitando o ensejo, gostaríamos de convidar todos os leitores para frequentar mais este curso, que acontece nas noites de segunda-feira, às 19h30, onde poderão ser encontradas importantes ferramentas de auto burilamento.

Estamos sempre estimulando os assistidos e tarefeiros da Casa a participarem dos cursos, afinal, esse é o maior investimento espiritual que fazemos em nosso favor.

Autoria: 
Suzana Aparecida da Costa