Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor"

Assistência Social

Caridade em primeiro lugar

Os trabalhos de assistência social sempre foram prioridade em nossa casa. O primeiro trabalho realizado, logo após a funcação do Núcleo, foi a criação de duas campanhas anuais para auxílio aos carentes, uma no Natal e no outra durante o inverno. No Natal eram levados mantimentos e brinquedos para as famílias e crianças que moravam nas proximidades da Estrada de Sapopemba, em Ribeirão Pires e, no inverno, eram entregues roupas, agasalhos e cobertores para essas mesmas famílias. A Caravana contava com aproximadamente 10 carros e era um momento de grande alegria para todos.

Os anos se passaram e, em 1995, foi criado o primeiro trabalho social nas dependências do Núcleo: o “Projeto Morada do Sol”, que teve a duração de 10 anos e teve como objetivo o auxilio a gestantes carentes. Pensou-se não só na ajuda material a essas gestantes e suas famílias, mas também em um curso de orientação puerperal proporcionando-lhes conhecimento para terem uma gravidez saudável e capacitá-las para o cuidado com o bebê.

Outro trabalho foi criado nesse período. Em meados de 1997, a mocidade espírita do Núcleo deu início à visitação ao Hospital Francisco Ribeiro Arantes, em Itu, onde se encontram antigos portadores da hanseníase. Com o crescimento desse trabalho, surgiu, em março de 1998, a Caravana Espírita Paz e Amor, cujo objetivo principal era levar um pouco de alegria e conforto aos moradores de Pirapitingui.

Muitas outras atividades foram sendo realizadas com o passar dos anos, graças a ajuda de tarefeiros e voluntários, sempre com o objetivo de minimizar a carência material e espiritual de tantos irmãos que nos procuram todos os dias.

Atualmente nossa Assistência Social realiza diversos trabalhos de ajuda ao próximo, tendo como destaque o trabalho de auxílio aos carentes, através da disponibilização de cestas básicas, roupas e outros produtos, a visita aos idosos em uma casa de repouso da região e o trabalho dos Amarelinhos que auxilia os moradores de rua. Conheça um pouco mais cada um destes trabalhos.