Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor"

Rastros de Luz

Mensagens que tocam o coração
Índice

Sem Fronteiras

12/2014 | Rastros de Luz

Pai João

Grande parte dos seres humanos que vivenciam esta jornada terrena, envolvidos pelos afazeres e responsabilidade do mundo, sem se aperceberem, distanciam-se, gradativamente, dos caminhos espirituais, enveredando por atalhos perigosos, aprisionando-se aos instintos e, deles, tornando-se cativos.

Transitam, olvidando-se daqueles que seguem em sua retaguarda, em sua frente, ao seu lado, muitas vezes, estiletados pela dor, trazendo no semblante a imagem viva do desencanto e das aflições.

Vivenciando, tão-somente, o seu mundo particular e egoísta, esquecem-se dos sofrimentos alheios, das lágrimas vertidas, das tristezas profundas que acicatam suas almas, adoecendo, por vezes, seus corpos físicos, acarretando-lhes calvários dos mais pungentes.

Enceguecidos pelo querer, esquecem-se que estes irmãos são seres humanos, também, em busca dos seus objetivos e que sem ajuda, compreensão e amor, embrenham-se pelas estradas tortuosas do desânimo, entregando-se ao marasmo da solidão que lhes serve de refúgio, tornando enfadonho o seu existir, levando-os a desencantarem-se da vida.

Frígidos, insensíveis para com as dores alheias, seguem seus caminhos, destituídos de fraternidade e amor, sem se darem conta de que, na verdade, fazem parte deste imenso contingente de almas sofridas que, ansiosamente, buscam encontrar a doce felicidade.

O egoísmo, neles incrustado, cerra seus ouvidos, cega seus olhos, emudece suas vozes, paralisa seus braços, insensibilizando suas mãos e seus corações aos sofrimentos alheios.

Buscam a felicidade e não a conseguem alcançar, sem se aperceberem que, para conquistá-la e usufruí-la, basta, empenharem-se para levá-la àqueles que também, incessantemente, a procuram.

Para tanto, é suficiente abrirem seus olhos, seus ouvidos, seus lábios, seus braços, suas mãos e seu coração aos carentes de amor e, como generosa retribuição, sentirão a presença do Divino Amigo a balsamizar suas almas, forrando com flores perfumadas o chão dos seus caminhos.

Ao se desapegarem dos laços egoísticos da família carnal, da qual são partícipes amorosos, indo, mais além, levar a corações que desconhecem, mas que percebem necessitados e sofridos, sua companhia, sua amizade, caridade e amor, encontrarão a harmonia e a paz, ante-salas da perene felicidade que tanto buscam encontrar.

Por vezes, apenas alguns instantes de paciência no seu escutar, brandura no seu olhar, doçura no seu falar; mansidão no seu gesticular são suficientes para amainar dores e dulcificar amargos corações.

Assim agindo, o amor vai ampliando suas fronteiras, indo buscar outras paragens além daquelas constituídas pelos laços consanguíneos e, pouco a pouco, irão usufruindo e se conscientizando do verdadeiro sentido das suas vidas, qual seja: “o de fazer pelo próximo tudo aquilo que para si gostariam que fosse feito!”