Warning: Undefined array key "Source Sans Pro" in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3051

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3051

Warning: Undefined array key "Source Sans Pro" in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3081

Warning: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 3081
Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor"

Rastros de Luz

Mensagens que tocam o coração
Índice

Daltonismo Espiritual

12/2014 | Rastros de Luz

Pai João

Durante a nossa caminhada por este planeta de provas e expiações, por vezes, nos deparamos com seres humanos que apresentam em seus órgãos visuais uma incapacidade para diferenciar ou para perceber certas cores, o que lhes acarreta algumas dificuldades, seja no campo profissional, social … E que a medicina diagnostica denominando-a de daltonismo.

Muitas dessas criaturas, desconhecendo que são portadoras desse distúrbio, permanecem equivocando-se na avaliação das cores julgando-se corretas, quando na verdade, encontram-se em erro, até que um dia, alertadas por alguém ou visitando um oftalmologista, acabam tomando conhecimento da anomalia que, há tempos, as persegue.

A partir de então, conscientizam-se dos inúmeros enganos de avaliação que cometeram no passado e que poderiam ter sido evitados, caso houvessem tido o prévio conhecimento deste incômodo fato.

Tendo em vista o que acabamos de expor, por analogia, tomamos a liberdade de dizer que existem por este mundo afora, inúmeros seres humanos que nos permitimos denominar de “ Daltônicos Espirituais “, que, em realidade, carregam na lama o orgulho frívolo que lhes embaça a visão espiritual, fazendo-os enxergar, em si próprios, valores que não possuem e que, em vão, tentam ilustrar, mas que os olhos alheios não conseguem visualizar.

Enganam-se em seus levianos julgamentos, deixando um rastro de pretensão, inquietação e injustiça por onde transitam.

Essas criaturas equivocadas, constantemente enlaçadas pela mágoa, ressentimento, revolta até, acabam por transformar amizades sinceras, despretensiosas, em malquerenças, retardando seu encontro com a doce fraternidade.

Confusas que estão, são capazes de converter palavras a elas dirigidas, destituídas de qualquer maldade, em dardos afiados a lhes ferirem as entranhas da alma orgulhosa, escrava do melindre.

Transfiguram atitudes, gestos, olhares naturais a elas endereçados, em manifestações de desrespeito às suas pessoas, envolvidas que estão pelo orgulho pretensioso e enganador.

Esses seres humanos tem a capacidade de transformar boatos, fuxicos, em verdades absolutas, assim como, informações irresponsáveis, superficiais, falsas até, em fatos irrefutáveis, só porque lhes atingiram a intimidade carregada de melindre.

São capazes de enxergar prepotência e vaidade em pessoas espontâneas, despretensiosas, tão somente porque essas criaturas exteriorizam aptidões ou qualidades que eles não possuem, fazendo-os sentirem-se feridos em seus brios ilusórios, prisioneiros que estão do orgulho persistente que lhes acompanha os passos.

Assim agindo, esses seres humanos, aos poucos, vão se tornando cativos da solidão, antessala da tristeza que, por certo, haverão de vivenciar nos seus amanhãs.

Todavia, se esses irmãos de jornada abrirem as portas dos seus corações e convidarem o Mártir da Cruz para neles adentrar, haverão de, gradativamente, eliminar o “ Daltonismo Espiritual “ que até então lhes fazia companhia, visualizando a vida através de novos e coloridos ângulos, distanciando-se do orgulho irreverente que outrora lhes prejudicava a visão, dificultando-lhes a caminhada, retardando-lhes o sublime encontro com Jesus.

Assim agindo, haverão de desfrutar momentos de inigualáveis alegrias, entrevendo as cores vivas da felicidade que, pouco a pouco, seus olhos espirituais passarão a enxergar.